Em primeiro lugar, é importante saber: quanto maior for o grau de dependência química e alcoólica de um indivíduo, mais ele necessitará de ajuda especializada para combater seu vício. A partir do momento em que o acolhido é recebido na clínica, inicia-se um tratamento realizado em fases.

1ª FASE DESINTOXICAÇÃO

Desenvolvemos um Projeto Terapêutico que busca, por meio de um treinamento de habilidades sociais, técnicas e estratégias especializadas, levar o acolhido a entender sua realidade interior, resgatar sua autoestima, para em seguida perceber a importância da adesão ao tratamento. Nosso projeto busca restaurar a saúde psíquica e emocional, motivar o acolhido a refazer seu projeto de vida adotando hábitos saudáveis e produtivos, com relações sociais estáveis. O processo de desintoxicação demanda acompanhamento técnico especializado.

2ª FASE CONSCIENTIZAÇÃO

Nesta fase o acolhido é levado a perceber os prejuízos causados pelo consumo de substância e passa a compreender os “gatilhos” do uso e inicia o trabalho com as ferramentas: filosofia dos 12 passos A.A. e N.A., reconhecimento de sentimentos, das perdas, dos danos, de recaídas (quando for o caso), a eliminação de ressentimentos, assertividade, comunicação, espiritualidade, estimulação a mudanças, busca de autovalorização e autoestima entre outros, sessões de psicoterapia (individual e grupo), e atividades terapêuticas.

3ª FASE REINSERÇÃO SOCIAL

Etapa importante, pois o isolamento não é a melhor forma de reintegrar o dependente em abstinência. Ao contrário, o ideal é que ele encontre apoio no convívio com outras pessoas, bem como é essencial que saiba que está preparado; o acolhido coloca em prática o tratamento.

4ª FASE MANUTENÇÃO

A manutenção é imprescindível para o controle da doença, portanto oferecemos um período de pós tratamento, no qual acompanhamos e orientamos a etapa na qual o indivíduo não se encontra mais acolhido. 

METODOLOGIA

Atendimentos psicológicos
Atendimentos psiquiátricos
Reuniões de Doze Passos de A.A. e N.A.
Reuniões de TCC – Terapia Cognitivo Comportamental
Reuniões de TRE – Terapia Racional EmotivaReuniões de PPR – Plano de Prevenção à Recaída

ATIVIDADES

Temáticas em grupo
Dinâmicas de grupo
Grupo de Terapia Ocupacional
Orientação Familiar
Reuniões de passos
Avaliações dos Passos
Leituras Diversas
Vídeo Terapia
Atividade Cognitiva
Espiritualidade
Palestras
Reuniões de TRE – Terapia Racional Emotiva
Reuniões de PPR – Plano de Prevenção à Recaída

ATIVIDADES

Temáticas em grupo
Dinâmicas de grupo
Grupo de Terapia Ocupacional
Orientação Familiar
Reuniões de passos
Avaliações dos Passos
Leituras Diversas
Vídeo Terapia
Atividade Cognitiva
Espiritualidade
Palestras

TOP